segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GP Brasil - Formula 1 - Resultado

Webber vence em Interlagos e Jenson Button conquista o título mundial da Fórmula 1

Felix Heyder/EFE

A competência mostrada pelo piloto inglês Jenson Button durante toda a temporada voltou a aparecer no GP do Brasil em Interlagos e rendeu o merecido título da temporada ao piloto da Brawn, que foi quinto colocado após ter sido ajudado pelos acidentes e ter o desempenho que precisava ao fazer ultrapassagens e não deixar o brasileiro Rubens Barrichello ter a vantagem suficiente para adiar a decisão, em prova vencida pelo australiano Mark Webber, da Red Bull.

Depois de uma sessão de treino de classificação que foi a mais longa da história da Fórmula 1, a corrida do Grande Prêmio Brasil teve momentos emocionantes já na primeira volta, em um caótico início de corrida, mesmo com pista seca e sol no circuito de Interlagos.


Button aproveitou os incidentes do início da prova e manteve a cautela que marcou sua campanha neste ano, sendo ousado nos momentos em que precisou, com as ultrapassagens sobre o francês Romain Grosjean, da Renault, e os japoneses Kazuki Nakajima, da Williams, para garantir sua conquista também devido à boa estratégia de pit stops feita pela Brawn GP e ao final da prova cantou a música "We Are The Champions", da banda inglesa Queen no rádio da equipe.

Ricardo Malazan/APRubens Barrichello largou bem e manteve a primeira posição enquanto pode. Quando parou pela primeira vez nos boxes, na 20ª volta, quando perdeu a liderança para o australiano Mark Webber e não conseguiu manter o desempenho que tinha até fazer o seu pit stop. Quando o brasileiro estava na quarta posição, teve um pneu furado e precisou parar nos boxes, terminando apenas na oitava posição, com a soma de apenas um ponto no campeonato.

Andre Penner/APAgora o brasileiro disputa o vice-campeonato em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes com o alemão Sebastian Vettel. Barrichello soma 72 pontos, contra 74 do piloto da Red Bull, que terminou a corrida em Interlagos na quarta colocação.

O GP do Brasil teve momentos emocionantes já na primeira volta. O finlanês Heikki Kovalainen rodou no final do "S" do Senna e causou uma batida que tirou o espanhol Fernando Alonso da corrida. No Laranjinha foi a vez de o italiano Jarno Trulli, da Toyota, se atrapalhar e acertar o carro do alemão Adrian Sutil, da Force India. Ao sair do carro, o italiano foi para cima de Sutil, lhe apontou o dedo e os dois se desentenderam.

Em sua penúltima corrida pela Ferrari, o finlandês Kimi Räikkonen iniciou a prova de forma agressiva e ganhou a posição de Adrian Sutil logo no "S" do Senna e tomou um toque quando tentava ultrapassar o australiano Mark Webber, da Red Bull, que avariou o bico de seu carro.

Quando parou nos boxes para consertar a peça, Räikkonen foi surpreendido por outro incidente. À sua frente, o carro do compatriota Heikko Kovalainen saiu dos boxes levando a mangueira de combustível, que espirrou a gasolina na frente do carro da Ferrari, que chegou a pegar fogo.

Kimi Räikkonen não teve problemas e voltou para a pista. O campeão da temporada 2007 terminou o GP do Brasil na sexta colocação, logo atrás de Jenson Button. Além de Mark Webber, o pódio teve na segunda colocação o polonês Robert Kubica, que fez sua penúltima corrida pela equipe BMW. O vencedor do campeonato do ano passado, o inglês Lewis Hamilton, ficou em terceiro lugar, a sua melhor posição em Interlagos.



Resultado final:

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 71 voltas em 1h32min23s081
2º. Robert Kubica (POL/BMW), a 7s626
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s994
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 19s652
5º. Jenson Button (ING/Brawn), a 29s005
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s340
7º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 35s991
8º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 45s454
9º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 48s499
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
11º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min10s665
12º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min11s388
13º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta

Abandonaram:

Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 30 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Williams), 27 voltas/abandono
Nick Heidfeld (ALE/BMW), 21 voltas/abandono
Adrian Sutil (ALE/Force India), 1 volta/acidente
Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1 volta/acidente
Fernando Alonso (ESP/Renault), 1 volta/acidente


Fonte: Esporte UOL

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Missão LCROSS - Em busca de água na Lua!

Nesta  manhã o segundo estágio do foguete Atlas-5 colidirá contra o polo sul da Lua. Uma coluna gigantesca formada por detritos se erguerá mais de 6 mil metros de altitude com a força do impacto.




LCROSS significa Lunar Crater Observation and Sensing Satellite ou Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares. A missão é composta de dois módulos que serão separados algumas horas antes do impacto. Um deles é o Centauro, o segundo estágio do foguete Atlas-5 que levou a missão ao espaço e o outro é a sonda de sensoriamento Lcross, responsável pela análise dos dados. O primeiro a se chocar contra a Lua será o Centauro e quatro minutos depois é a vez da sonda se espatifar contra a superfície, após penetrar na nuvem de fragmentos e estudá-la.
Após o primeiro choque contra o fundo da cratera, uma gigantesca coluna de material congelado será erguida entre 6 mil e 10 mil metros de altitude e receberá a luz solar pela primeira vez em milhões de anos. Essa material será penetrado pela sonda LCROSS que virá logo atrás e estudará rapidamente sua composição química. Caso o material ejetado contenha água congelada, suas moléculas serão quebradas pela radiação ultravioleta do Sol, separando o hidrogênio (H) e hidróxido (OH) que serão detectados pelos espectrômetros a bordo da LCROSS.
O objetivo do experimento é detectar a presença de água no fundo de uma das crateras polares da Lua, que devido à posição selenográfica nunca recebeu a luz do Sol em milhões de anos, por isso permanece escura e congelada. Sondagens anteriores feitas por radar e outras sondas lunares levantaram a possibilidade da existência de água congelada no fundo de algumas crateras, daí a necessidade de estudar o material que existe alojado em seu interior.




O Centauro atingirá a cratera lunar a 9 mil km/h, produzindo energia cinética equivalente a 1 tonelada de TNT. Isso criará uma nova cratera de 3 metros de profundidade por 30 metros de comprimento. A quantidade de material ejetado dará para encher dez ônibus escolares. A temperatura do ponto de impacto subirá de 90 graus negativos para 200 graus Celsius.
Para ver o impacto e a pluma ejetada é necessário um telescópio de médio porte, maior que 250 milímetros de diâmetro. Telescópios menores estarão no limite do modelo calculado para o brilho da pluma de poeira, que poderá apresentar grande variação entre os dados calculados e o realmente ocorrido.
O melhor local para ver o impacto é no meio do oceano Pacífico. Ali, dois dos maiores telescópios do mundo - Keck e UH-88, em Mauna Kea, estarão observando o evento. O impacto também poderá ser visto de quase todos os EUA, mas o oeste e meio-oeste americanos serão os mais favorecidos, além da costa oeste do México, Canadá e Alasca. Observadores na Nova Zelândia e Polinésia também serão bastante privilegiados.
Infelizmente, o impacto não será visível do Brasil. O choque acontecerá às 08:31:30 pelo Horário de Brasília e neste horário a Lua já estará bem próxima ao horizonte oeste, com o céu bastante claro, impossibilitando a visão da explosão e da coluna de poeira lunar.


A separação dos dois módulos está prevista para as 23 horas de quinta-feira. Neste momento os controladores da missão corrigirão a posição e trajetória das naves, dirigindo-as diretamente para a cratera alvo.


O impacto do Centauro ocorrerá às 08:31:30 enquanto a sonda LCROSS se chocará 4 minutos e 15 segundos depois, às 08:35:45. O local escolhido é a cratera Cabeus, localizada no pólo sul da Lua. Vista da Terra a cratera se encontra próxima ao limbo lunar. Cabeus tem 100 km de diâmetro, mas o alvo da sonda é um pequeno vale em seu interior. As coordenadas selenográficas do impacto são 84.4 S e 45.0 W e todos os horários são de Brasília.
Existem dezenas de campanhas de observação, principalmente nos EUA, onde até mesmo as crianças estarão participando. Astrônomos profissionais e amadores estarão coletando dados e imagens que serão posteriormente enviadas aos pesquisadores da Nasa junto ao Centro Espacial Goddard, que está coordenando a missão. Todos os telescópios espaciais, incluindo Hubble, Spitzer, Herschel e Chandra já foram reorientados e já estão coletando dados da região da cratera Cabeus.




 O ApoloChannel retransmitirá o evento a partir das 07h30 da manhã desta sexta-feira, dia 9. Um chat estará disponível para os usuários tirarem dúvidas do evento, que contará com a participação do diretor do Apolo11, Rogério Leite. ApoloChannel.
O Apolo11 publicou diversos artigos sobre o evento e acompanhou a missão desde que foi concebida. Clique aqui para ler os artigos.


Fonte: Apolo11.com
Imagens: No topo, concepção artística mostra a sonda Lcross seguindo em direção à pluma de material levantado pelo impacto do Centauro. Na sequência, a localização da cratera Cabeus no polo Sul da Lua, em imagens captadas pelo Observatório de Tortugas, nos EUA. Em seguida, diagrama mostra a sequência de eventos após o impacto da sonda, que erguerá uma pluma de detritos entre 6 mil e 10 mil metros de altitude. Acima, vídeo mostra como será o impacto das duas naves. Créditos: Nasa/Goddard Space Flight Center/Youtube.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Google se prepara para invadir até o seu celular

Chegam ao Brasil aparelhos com o sistema operacional Android, que pode mudar a forma como usamos a web móvel


Já vá se acostumando com essa carinha verde robótica e conceitual aí ao lado. Logo ela pode estar no seu celular. É o símbolo do Android, um sistema criado pelo Google que transformou completamente a maneira de pensar um telefone celular.

Os primeiros modelos já começam a chegar aqui no Brasil. E, ao que tudo indica, no resto do mundo o número de celulares que irão carregar o sistema do Google será ainda maior. São esperados pelo menos 18 aparelhos ainda neste ano.

Os telefones que chegam agora ao Brasil já são conhecidos nos EUA e na Europa: o Samsung Galaxy e o HTC Magic (veja teste na pág. L5). O Brasil ainda terá, até o fim do ano, mais um modelo, da Motorola, chamado MotoDext, que o Link também já experimentou. Ele promete ainda mais do que os outros, já que também será compatível com o Orkut.

Imagine, por exemplo, ter no seu telefone todos os contatos gravados no seu e-mail, no MSN, no Twitter, no Facebook e no Orkut.

É assim que funciona o Android. Você escolhe o nome da pessoa com quem quer falar e decide como prefere se comunicar com ela, seja por telefone, e-mail, mensagem instantânea ou recados em redes sociais. Telefones com Android trazem uma integração com serviços da internet de uma forma prática e fácil nunca antes vista em nenhum telefone celular.

Quem usa contas de e-mail do Google também pode sincronizar o calendário online com a agenda de compromissos do celular. Sem falar nos e-mails e recados de redes sociais que são atualizados instantamente.

Outra vantagem é a facilidade com que empresas e desenvolvedores independentes podem criar aplicativos. No Brasil já existem pessoas criando programas bastante criativos para o Android.

Google entrou com tudo na briga com empresas como Microsoft, Apple, Nokia e Palm para ver qual será o sistema operacional do seu próximo celular. E na hora de escolher sua arma, optou pela facilidade de usar a web no telefone.

Fonte: Estadao.com.br / Filipe Serrano

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial - Otimismo do varejo para o Dia das Crianças prenuncia Natal ainda melhor.



A parcela de varejistas que esperam aumento do faturamento no Dia das Crianças 2009, em relação a mesma data de 2008, é de 49%, o maior patamar nessa expectativa entre as datas comemorativas deste ano. De qualquer forma, essa referência perde para a de 2008, quando 52% dos entrevistados aguardavam elevação do faturamento e repete a de 2007.
Na expectativa de faturamento deste Dia das Crianças, 37% apostam em manutenção e 14% em queda. Os que trabalham com aumento aguardam crescimento médio de 15,4%. Opostamente, os que prevêem queda tem a média de 18,7%.
Por porte, a grande empresa é a mais otimista, com 68% dos entrevistados contando com elevação do faturamento, 24% igual e apenas 8% na  queda. A seguir, as médias empresas também tem maioria aguardando evolução do faturamento, são 57%. Nas demais composições, 31% aguardam estabilidade e 12% recuo. Na pequena empresa, 46% acreditam em aumento das vendas e 39% em repetição do resultado do Dia das Crianças 2008. No decréscimo, 15% devem observar um desempenho menor entre os períodos analisados.
Por região, o Norte (57%), Nordeste (52%) e Centro-Oeste (55%) são as mais otimistas quanto a aumentar o faturamento neste Dia das Crianças, na comparação com a mesma data do ano anterior. Na sequência estão o Sudeste (49%) e o Sul (44%).
Presentes
Os empresários do varejo apontam que os presentes mais demandados neste Dias das Crianças são: Brinquedos (68%); Jogos eletrônicos (11%); Celular (9%); Roupas, sapatos e tênis (6%); Eletrônicos (3%); Chocolates e doces (1%); DVD/CD e livros (1%); Computador e equipamentos (1%) e outros (1%).
Na mesma data de 2008, os presentes destacados pelos varejistas foram: Brinquedos (61%); Jogos eletrônicos (18%); Celular (10%); Roupas, sapatos e tênis (4%); Computador e equipamentos (2%); Eletrônicos (2%); Chocolates e doces (1%); DVD/ CD e livros (1%) e outros (1%).
Vendas à vista x a prazo 
A forma de pagamento dos presentes no Dia das Crianças 2009 será 52% das vendas à vista e 48% a prazo. Na mesma data de 2008, a relação era inversa, 48% à vista e 52% a prazo.
Formas de pagamento
As expectativas sobre vendas à vista no Dia das Crianças 2009 estão distribuídas nas seguintes formas de pagamento, em relação ao faturamento: Dinheiro 42%; Cartão de crédito 21%; Cheque 18%; Cartão de débito 18% e cartão da própria loja (private label) 1%. Nesta data do ano passado eram: Dinheiro 38%; Cartão de crédito 21%; Cheque 20%; Cartão de débito 16%; Cartão de loja 2% e outros (3%).
Nas vendas a prazo, o cartão de crédito parcelado deve ficar com 41% do faturamento, o cheque pré-datado 33%, o financiamentos ou crediário 18%, cartão de débito parcelado 3%, cartão de loja parcelado (private label) 2% e outros 3%. Nesta data de 2008, as vendas a prazo foram 34% em cheque pré-datado, cartão de crédito parcelado 34%, financiamento ou crediário 25%, cartão de débito parcelado 4% e cartão da própria loja parcelado 3%.
Análise
Há convergência em todos os portes de empresas sobre a expectativa de recuperação no faturamento neste Dia das Crianças. As grandes empresas, em especial, possuem um otimismo maior, por conta de terem melhores condições de empreender promoções e de financiar o consumidor. A pequena empresa segue esta tendência, porém com expectativas menores.
O Norte e Nordeste são as regiões mais otimistas. Isto se deve à recuperação das indústrias locais e a volta gradual do crédito, com impactos na renda e daí para o comércio.
Na preferência por presentes, os brinquedos lideram a lista e aumentam a representatividade na comparação com o Dia das Crianças 2008. Crescem também a demanda por roupas, sapatos e tênis e eletrônicos, que possuem uma grande variedade de produtos e preços, coerentes com a preferência de pagamentos à vista. Caem os jogos eletrônicos, o celular e computador e impressora, que são mais intensivos de utilização de crédito e possuem preços unitários mais elevados.
Nos instrumentos de pagamento, verifica-se que à vista a participação da modalidade dinheiro cresceu e diminuiu a do cheque, registrou-se também que aumentou a do cartão de débito. A do cartão de crédito manteve-se inalterada. Nas vendas a prazo, cresce o cartão de credito parcelado e cai o do financiamento ou crediário. O cheque pré-datado manteve-se nos mesmos níveis do ano anterior.
Concluindo, o Dia das Crianças 2009 apresenta a melhor expectativa de elevação do faturamento entre as datas comemorativas do varejo deste ano. Como termômetro de vendas para o Natal, a data abre possibilidade de faturamento superior nas festas de final 2009, dado que no ano passado foi fraco, por conta dos efeitos da crise global no país.
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Crianças 2009 foi a campo entre os dias 4 e 14 de setembro de 2009, com 1.011 executivos do setor do comércio de todo o país.
A pesquisa para o Dia das Crianças realizada pela Serasa Experian começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Fonte: Serasa


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio vence Madri e será sede das Olimpíadas de 2016



Após duas tentativas frustradas de organizar uma Olimpíada, o Rio de Janeiro foi anunciado nesta sexta-feira como sede dos Jogos-2016, os primeiros na história a serem organizados em um país sul-americano. A cidade brasileira venceu Madri, Tóquio e Chicago na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) realizada hoje em Copenhague, na Dinamarca.

Na primeira rodada de votação, Chicago, que era considerada favorita, foi eliminada. Na segunda, foi a vez de Tóquio sair da disputa. Na decisão, o Rio venceu Madrid.

Sites especializados como o "Game Bids" e o "Around The Rings" colocavam a capital fluminense como a principal favorita, com ligeira vantagem sobre Chicago. A cidade norte-americana, porém, era a favorita em casas de apostas, seguida pelo Rio.

Entre os quatro países com cidades candidatas, o Brasil era o único que ainda não havia recebido nenhuma Olimpíada. O caráter inédito da candidatura carioca foi bastante ressaltado na apresentação feita pelo Rio de Janeiro antes da votação.

"Entre as dez maiores economias do mundo, somos os únicos que não sediaram a Olimpíada. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada, mas para nós será uma oportunidade sem igual. O desafio do COI é expandir os Jogos para novos lugares, de acender a pira olímpica em um país tropical", disse o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

"Essa candidatura não é só nossa, mas é da América do Sul. Um continente que nunca sediou uma Olimpíada. Está na hora de corrigir isso", adicionou.

A apresentação da candidatura brasileira contou ainda com discursos do ex-presidente da Fifa João Havelange, do comandante do COB e comitê da candidatura, Carlos Arthur Nuzman, do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, do secretário geral da candidatura, Carlos Roberto Osório, e da velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Um dos embaixadores da campanha carioca, Pelé não discursou. O maior jogador de futebol da história apenas acenou para os membros votantes do COI.


Gastos

O projeto apresentado pelo Rio é o mais caro entre os quatro finalistas. Ele prevê o gasto de US$ 14,42 bilhões na organização da Olimpíada. Chicago projetava orçamento de US$ 4,82 bilhões; Madri, de US$ 6,13 bilhões; e Tóquio, de US$ 6,8 bilhões.

Só na fase de candidatura, encerrada com a eleição desta sexta, já foram gastos R$ 138 milhões. O dinheiro veio de recursos do município, do governo, da União e da iniciativa privada.

O plano da Olimpíada brasileira é aproveitar 19 das arenas que foram levantadas para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Outros 11 ginásios serão construídos, além de quatro locais temporários de competição.

Assim como o comitê que organizou o Pan, o projeto da Olimpíada também é encabeçado pelo presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman.

Histórico

Nas duas outras vezes em que o Rio se lançou candidato à principal competição poliesportiva do mundo, o projeto brasileiro não passou das etapas preliminares do processo seletivo.

Para a Olimpíada-2004, a cidade contou com grande apoio popular, mas sofreu com a divisão entre os dirigentes. João Havelange apoiou o projeto, enquanto o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, preferiu um papel secundário.

O Rio voltou a competir a competir pela sede dos Jogos-2012, mas não foi aprovado pelo COI, que criticou o planejamento financeiro da candidatura, considerado otimista demais, e as ações para melhorar a rede de transporte da cidade.

A terceira tentativa carioca, enfim, conseguiu chegar à final, mas ainda sim sob desconfiança do COI. Das quatro cidades finalistas, o Rio foi a que recebeu a pior nota na primeira avaliação.

A situação mudou no começo do mês passado.

Após as visitas de inspeção nas quatro cidades, o COI colocou o Rio no mesmo nível das outras três candidaturas. A entidade elogiou o apoio de todas as esferas governamentais, assim como o aspecto social da candidatura, mas criticou a rede hoteleira da cidade e a falta de segurança.

Com a nova avaliação, a candidatura brasileira passou a ser tratada como favorita em sites especialistas no movimento olímpico, como o "Around the Rings" e o "Games Bids", tendo como principal adversária Chicago, que ganhou impulso com a confirmação da presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Copenhague.

Fonte: Midia Max News / Folha/JL

Lula diz que Rio 'une continentes' e 'tem paixão' por Olimpíadas

Presidente defendeu candidatura brasileira. Anúncio da vencedora será feito nesta sexta.

Enviada especial da BBC Brasil a Copenhague - Em seu discurso em defesa da candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, em Copenhague, na Dinamarca, que a identidade do Brasil une todos os continentes e destacou que, para o Brasil, as Olimpíadas serão "uma oportunidade sem igual".

"Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul. Está na hora de a pira olímpica ser acesa num país tropical", afirmou Lula, que encerrou seu discurso ressaltando a "paixão do povo brasileiro" pelos esportes.

Foi este também o tema do filme do cineasta Fernando Meirelles apresentado em seguida, com muitas imagens de cariocas recebendo delegações estrangeiras vestindo roupas em cinco cores diferentes pelas ruas da cidade.

A imagem final, das delegações formando os cinco aneis olímpicos na praia de Copacabana, cercadas por milhares de cariocas, foi muito elogiada pelos jornalistas que assistiam à apresentação em Copenhague.

A apresentação brasileira foi aberta pelo presidente honorário da Fifa, João Havelange, que disse "sonhar em ver História sendo feita em 2016"

"Por uma notável coincidência, eu convido a todos os senhores para estar comigo em 2016, em minha cidade, neste novo Brasil para o meu aniversário de cem anos", afirmou Havelange.

Antes do discurso de Lula, outra fita promocional reuniu imagens da Cidade Maravilhosa e apresentações esportivas, sob a trilha sonora de uma versão de Aquele Abraço, de Gilberto Gil.

Além de Lula, discursou também o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que destacou o fato de 12 Jogos Olímpicos já terem sido realizados na América do Norte, e oito destes, nos Estados Unidos, numa alusão à candidatura de Chicago, considerada a principal rival do Rio.

'Afirmação sobre o futuro'

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participou da apresentação também, para avalizar a saúde financeira do país.

"Nós lhes fornecemos garantias que podem inspirar confiança", disse o economista.

Nuzman encerrou a apresentação brasileira afirmando que a escolha da cidade certa é uma "afirmação sobre o futuro e o que o COI oferece às gerações futuras".

"O Rio oferece ação, não só palavras. O Rio traz um espírito renovado de paixão. Votem no Rio e abrirão um portal para uma população apaixonada."

Em sua apresentação, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, ressaltou que a situação da segurança no Rio "mudou", entre outros graças a uma nova geração de policiais.

"Posso garantir em nome dos três níveis de governo do Brasil que apresentaremos Jogos seguros", afirmou Cabral.

Participaram da cerimônia na Dinamarca ainda Pelé, o nadador deficiente Daniel Dias, vencedor de nove medalhas de ouro nos Jogos de Pequim, a velejadora Isabel Swan e a atleta Bárbara Leôncio.

A única atleta a discursar foi a velejadora, medalha de bronze em Pequim. Ela disse achar "maravilhoso treinar e competir no Rio".

"No Brasil, nós sabemos que o esporte pode transformar vidas, como é o caso do Rei do Futebol, Pelé, do nadador paraolímpico Daniel Dias e da corredora Bárbara Leôncio."

Após a apresentação brasileira, a delegação respondeu a perguntas do COI. A primeira foi sobre a possibilidade de abertura de investigações policiais no Brasil sobre cooperação em casos de doping.

Para responder a uma pergunta sobre a maior importância do legado das Olimpíadas no Rio, foi convocado o governador fluminense.

"O maior legado será para a nossa auto-estima", disse Cabral.

Ao deixar a cerimônia, o escritor Paulo Coelho revelou que antes da apresentação da candidatura do Rio, todos os representantes brasileiros se reuniram e cantaram "Cidade Maravilhosa". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte do Texto: Estadão.com.br

Veja Video como o tema "A paixão nos une RIO2016"

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DETRAN DESCENTRALIZA SERVIÇOS E MUDA DE ENDEREÇO



Nesta segunda-feira, 14 de setembro, o Governo do Estado inicia um amplo processo de descentralização de atendimento no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). A cidade de São Paulo passará a contar com novos pontos de atendimento, totalmente informatizados e adaptados para atendimento ao público. Mais: 1.733 funcionários serão contratados e passarão a reforçar a oferta de serviços à população no DETRAN, na Capital, e nas CIRETRAN, no Interior.
A razão dessa descentralização decorre de um crescimento tanto da frota quanto do cadastro de condutores de veículos. Atualmente, existem 19 milhões de veículos e 22 milhões de condutores registrados no Estado. “A nova sede do DETRAN Centro tem capacidade para atender as 12 mil pessoas que, atualmente, comparecem diariamente na sede da Ibirapuera”, disse Gilson Cezar Pereira da Silva, delegado assistente da diretoria do DETRAN. As principais demandas atendidas no atendimento à população são a de registro de veículos, habilitação de condutores e liberação de veículos apreendidos.
A descentralização do DETRAN irá facilitar, ampliar e acelerar o atendimento. Serão três novas unidades, todas no centro da cidade: o DETRAN Centro, na Avenida do Estado (próximo à estação Armênia do Metrô), e o DETRAN Sede, nas ruas Boa Vista e João Brícola (prédios que agregam a sede administrativa do órgão). Até o fim deste ano, devem ser entregues as novas unidades na Zona Sul e na Zona Leste. Os projetos do DETRAN Norte e Oeste serão os próximos passos. O atendimento ao usuário poderá ser feito em qualquer unidade de atendimento à população, independente do CEP da residência da pessoa ou do veículo.
Em cada uma das três unidades já instaladas haverá um tipo de atendimento (veja abaixo) – alguns serviços serão mantidos ao lado da atual sede do DETRAN (no bairro Ibirapuera) até dezembro deste ano. Com a desocupação, este prédio receberá o Museu de Arte Contemporânea, cujas obras estão sob supervisão da Secretaria de Estado da Cultura.
As novas unidades do DETRAN também trarão mudanças tecnológicas, implantadas para o atendimento de todos os municípios do estado, envolvendo a criação de novas rotinas no controle e registro de veículos. Foram adquiridos 1.083 computadores de última geração e cerca de 440 impressoras para emissão dos mais diversos documentos. Estes equipamentos tornarão mais ágeis os serviços de atendimento ao cidadão, como a impressão de documentação e a execução de procedimentos administrativos para emissão de Carteira Nacional de Habilitação e de documentos de veículos. “Esse processo tecnológico abrange muito mais do que a própria descentralização”, disse Pereira da Silva.
Uma central de atendimento telefônico estará à disposição da população. Pelo número 0800-7723633, será possível buscar orientações antes de sair de casa, saber exatamente o local e o horário em que um serviço é oferecido, evitar filas e solucionar problemas.
Na unidade Centro serão instalados totens, nos quais o usuário poderá ter acesso aos serviços, obtendo informações precisas de onde se dirigir para resolver problemas e ter acesso a serviços.
Todo cabeamento do DETRAN foi alterado e possui certificação. Esse recurso possibilitará maior confiabilidade no sistema e a oferta contínua dos serviços, sem interrupção, tanto na sede do órgão de trânsito como em seus postos avançados. Com tecnologia de telefonia IP, o DETRAN fará a convergência de voz e dados em uma só infra-estrutura, reduzindo os custos operacionais e facilitando a expansão e interligação futura com as CIRETRAN.
Novos Funcionários
Nesse processo de modernização e descentralização, o DETRAN contratará, por intermédio de concurso público já realizado, 1.733 oficiais administrativos. A posse dos novos funcionários será no final deste mês. Os novos funcionários serão distribuídos nos postos de atendimento avançado do DETRAN e nas CIRETRAN do Estado, em substituição a funcionários terceirizados.
Equipamentos
Nos últimos meses o DETRAN vem adotando providências para modernizar seus serviços, primeiramente na capital.
Para coibir fraudes na identificação e correta qualificação dos candidatos à 1ª Carteira Nacional de Habilitação, o DETRAN instituiu o sistema de pré-cadastro de habilitação, no qual as auto-escolas agendam o comparecimento do candidato ao órgão de trânsito, ocasião em que ele preenche um requerimento, apresenta fotografia e cópias de seus documentos. Os dados são conferidos por funcionários previamente designados, inscritos em livro de controle e lançados no sistema. A partir do momento em que os dados do candidato estão lançados em sistema, além da captura de sua imagem fotográfica, ele passa por processo de identificação biométrica decadactilar, ou seja, são coletadas digitalmente as impressões digitais dos dez dedos das mãos do candidato, que ficam armazenadas em banco de dados e servem para a identificação do aluno em todas as demais etapas do processo de formação de condutores. A partir de 2010 o processo será estendido para todo o Estado.
Confira o atendimento à população de cada unidade
Serviço
Site Detran
Detran Centro
Detran Sede
Poupatempo
Pátios Ibirapuera e Villa-Lobos
Autoescolas
Verificação de pontos na carteira
Sim
Sim

Sim


Verificação de multas existentes
Sim
Sim

Sim


Renovação de CNH

Sim

Sim 1


Pré-cadastro de candidatos a CNH

Sim




Emissão de CNH

Sim

Sim


Transferência interestadual de CNH

Sim




Registro de veículo zero km

Sim

Sim 2


Entrega de documentação

Sim




Cálculo de IPVA

Sim




Transferência de veículos usados

Sim

Sim 2


Abertura de processo para veículo dublê

Sim




Recurso contra multas

Sim
Sim
Sim 3


Defesa de pontuação de CNH

Sim

Sim 4


Indicação de condutor de veículo

Sim

Sim 5


Denúncia de fraude


Sim



Lacração e relacração de veículo




Sim

Resultados de provas para CNH

Sim



Sim
Agendamento de prova de renovação de CNH
Sim
Sim




Alteração de data de prova para CNH
Sim
Sim




Alteração de categoria na CNH





Sim
Simulado de exames para CNH
Sim





Certidão negativa de furto ou roubo de veículo (DIVECAR)



Sim


Licenciamento anual de veículo

Sim

Sim


Comunicação de venda de veículo

Sim

Sim


Transferência interestadual de veículos


Sim



Microfilmagem de multas aplicadas pela PM


Sim



Liberação de veículos apreendidos pela PM
na região CENTRAL DA CAPITAL

Sim




Liberação de veículos apreendidos pela PM
nas demais REGIÕES (Sul, Leste, Oeste e Norte)


Sim



  • 1 -  EXCETO AS PROVAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA E PRIMEIROS SOCORROS
  • 2 - SOMENTE A PRIMEIRA FASE – PREENCHIMENTO DO RENAVAM
  • 3  -  É POSSÍVEL APENAS PROTOCOLAR O RECURSO DE MULTA DETRAN
  • 4 - SOMENTE PROTOCOLAR A DEFESA DE PONTUAÇÃO
  • 5 - É POSSÍVEL APENAS PROTOCOLAR A INDICAÇÃO DE CONDUTOR PARA MULTA DETRAN.


Localize o novo Detran



Site do Detran – http://www.detran.sp.gov.br
DETRAN Centro
Avenida do Estado, 900, próximo à estação Armênia do Metrô


  • Pontuação (definição de período de suspensão da CNH para condutores com excesso de pontos na carteira)
  •   Renovação de Carteira Nacional de Habilitação, incluindo os serviços de marcação e realização da provas de Legislação de Trânsito e emissão
  • Pré-cadastro de candidatos à Permissão para Dirigir. Nesse serviço estão incluídas a entrega de documentação, a coleta de impressão digital decadactilar (dez dedos), e a coleta digital de imagem (fotografia)
  •   Emissão das CNHs de candidatos aprovados nas provas teóricas e práticas
  •   Serviço de Controle e Fiscalização de auto-escoltas (monitoramento por câmeras de condutores no momento em que realizam as provas de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros para renovar a CNH)
  •   Transferência interestadual de CNHs
  •   Registro de veículos zero quilômetro (inclui os serviços de entrega de documentação, cálculo de IPVA em posto da Fazenda, classificação de placas e pagamento de taxas em agência bancária)
  • Transferências de veículos usados;
  •   Entrega de recurso para abertura de processo de investigação por suspeita de veículo dublê;
  •   Emissão de CRLV, documentos de licenciamento para quem escolhe retirar o documento do carro no DETRAN e não receber pelos Correios
  •   Posto de atendimento da Nossa Caixa
  •   Posto da CET/DSV para entrega de recursos contra multas e outros procedimentos relativos a infrações municipais de trânsito
  •   Posto do DPVAT (Seguro Obrigatório)
  •   Posto da Secretaria da Fazenda
  DETRAN Sede - Administração
Rua Boa Vista, 209 / Rua João Brícola, 32

  • Denúncias de supostas fraudes
  • Transferências interestaduais de CNHs e de veículos
  • Entrega de recursos contra suspensão de CNH cadastradas na capital e recursos de multas aplicadas pela PM ou outro agente do Estado na Capital
Antiga sede (Ibirapuera)
Rua Dante Pazzanese (em frente ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)

  • Os serviços de lacração e relacração, para veículos zero quilômetro e os que precisem trocar de placas, continuam a ser prestados na unidade Ibirapuera. Há previsão de transferência desse serviço para o DETRAN Centro em dezembro de 2009.
  • Vistoria de veículos – serviço da Divisão de Registro e Licenciamento de Veículos permanece no Ibirapuera até dezembro de 2009.
Assessoria de Comunicação do Detran-SP

Fonte: DETRAN

Precisa de uma força extra? Que tal esta roupictha!!



O Power Loader da Panasonic é um exoesqueleto que aumenta muito a força de uma pessoa, permitindo que ela levante pesos de até 100 kg sem fazer o menor esforço. O próprio Power Loader pesa 230 kg, com seus 18 motores eletromagnéticos e uma garra gigante para pegar objetos que lembra muito a do exoesqueleto usado por Sigourney Weaver no filme Aliens, de onde tomou o nome emprestado.


O sistema de controle tem force feedback, assim você pode levantar os objetos de forma natural, sem sobressaltos. O Power Loader é construído em liga de alumínio e no momento ainda é um protótipo funcional. A Activelink, que é uma subsidiária da Pansonic, pretende comercializar o Power Loader até 2015.Saiba mais no Manichi (site traduzido).

Aeromodelismo

Em breve, dicas e novidades sobre aeromodelos, helimodelos e comentários diversos sobre o mundo contagiante deste hobby.

Publicidade

Pesquisar este blog