terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pista oficial de aeromodelismo é inaugurada em São José dos Campos

Quem olhou para o céu de São José dos Campos neste domingo (01/11/2009) deve ter percebido uma movimentação diferente. Helicópteros, aviões e jatos em miniatura deram um show para comemorar a inauguração da pista oficial de aeromodelismo.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Tudo o que acontece no alto está nas mãos de quem viaja no aeromodelismo do solo. Com apenas 15 anos, um adolescente de Limeira comandou um grande espetáculo. “A partir do momento que você tem domínio da aeronave, a percepção é muito boa. O esporte é maravilhoso”, disse o aeromodelista, Antony Moreno.

Miniaturas de helicópteros, aviões e jatos decolaram no clube de modelismo do Urbanova para inaugurar oficialmente a pista, homologada pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo. Segurança é uma das exigências. “Para a homologação de uma pista é exigida uma série de coisas, a primeira delas é que ela esteja baseada em uma área não residencial e que ela atenda algumas dimensões básicas de comprimento, largura e caixa de voo livre de no mínimo 250 metros”, salientou o o presidente do clube, Camilo Santos.Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

Com a infraestrutura, os aeromodelistas aproveitaram para voar no limite.

Alguns modelos como o jato podem atingir até 400 quilômetros por hora. Esse esporte tem um custo relativamente alto, os modelos variam de R$1500 e R$25 mil reais.

São necessárias pelo menos seis aulas, cerca de um mês e meio para conseguir decolar pela primeira vez. “Para aprender tudo que a gente já chegou a aprender é bastante queda, a queda é inevitável infelizmente. O aeromodelista que falar que nunca quebrou para chegar aonde chegou, está mentindo”, disse o aeromodelista, Jimi Resende da Silva.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Pra quem não tem asas, o aeromodelismo é um contato emocionante com o céu. “Para todos que praticam ou pra todos que você perguntar, é um vício, entrou nunca mais larga”, falou o aeromodelista, Nelson Murano.

Para quem quiser conferir o desempenho dos aeromodelistas, a pista fica na Univap, no Urbanova, e é aberta nos fins de semana, a partir das oito da manhã.

O que é e como surgiu o SPC?

A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito, ou seja, um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, organizado pelas associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais.
Em 22 de julho de 1955, um grupo de 12 empresas que trocava informações entre si fundou o SPC de Porto Alegre. Assim, o pioneiro dos SPCs no país surgiu para agilizar sistema de crédito e proporcionar maior
segurança às empresas. O SPC-POA era então uma entidade de caráter público, sem fins lucrativos que, em agosto de 1986, passou também a divulgar informações do Banco Central (BACEN). A idéia fundamental da entidade evoluiu, passando a prestar informações sobre crédito e cheques.
Hoje, interligado com outros SPCs do Estado e do país, o SPC protege a venda e a compra - o fornecedor e o consumidor -, para que as negociações tenham maior agilidade e segurança. A preocupação com a qualidade do atendimento se faz visível nas instalações modernas e na tecnologia de última geração, recursos indispensáveis para um crescimento permanente.
Com um quadro funcional em constante processo de treinamento, o SPC aprimora-se a cada dia, criando as condições necessárias para proteger e facilitar ainda mais a vida das empresas associadas. Em junho de 1999, a
CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre - incorporou o SPC.
As duas entidades uniram-se para fortalecer o movimento lojista e a junção criou uma entidade com os serviços do SPC e a representatividade da CDL, onde quem ganha é a associada."

Publicidade

Pesquisar este blog