segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GP Brasil - Formula 1 - Resultado

Webber vence em Interlagos e Jenson Button conquista o título mundial da Fórmula 1

Felix Heyder/EFE

A competência mostrada pelo piloto inglês Jenson Button durante toda a temporada voltou a aparecer no GP do Brasil em Interlagos e rendeu o merecido título da temporada ao piloto da Brawn, que foi quinto colocado após ter sido ajudado pelos acidentes e ter o desempenho que precisava ao fazer ultrapassagens e não deixar o brasileiro Rubens Barrichello ter a vantagem suficiente para adiar a decisão, em prova vencida pelo australiano Mark Webber, da Red Bull.

Depois de uma sessão de treino de classificação que foi a mais longa da história da Fórmula 1, a corrida do Grande Prêmio Brasil teve momentos emocionantes já na primeira volta, em um caótico início de corrida, mesmo com pista seca e sol no circuito de Interlagos.


Button aproveitou os incidentes do início da prova e manteve a cautela que marcou sua campanha neste ano, sendo ousado nos momentos em que precisou, com as ultrapassagens sobre o francês Romain Grosjean, da Renault, e os japoneses Kazuki Nakajima, da Williams, para garantir sua conquista também devido à boa estratégia de pit stops feita pela Brawn GP e ao final da prova cantou a música "We Are The Champions", da banda inglesa Queen no rádio da equipe.

Ricardo Malazan/APRubens Barrichello largou bem e manteve a primeira posição enquanto pode. Quando parou pela primeira vez nos boxes, na 20ª volta, quando perdeu a liderança para o australiano Mark Webber e não conseguiu manter o desempenho que tinha até fazer o seu pit stop. Quando o brasileiro estava na quarta posição, teve um pneu furado e precisou parar nos boxes, terminando apenas na oitava posição, com a soma de apenas um ponto no campeonato.

Andre Penner/APAgora o brasileiro disputa o vice-campeonato em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes com o alemão Sebastian Vettel. Barrichello soma 72 pontos, contra 74 do piloto da Red Bull, que terminou a corrida em Interlagos na quarta colocação.

O GP do Brasil teve momentos emocionantes já na primeira volta. O finlanês Heikki Kovalainen rodou no final do "S" do Senna e causou uma batida que tirou o espanhol Fernando Alonso da corrida. No Laranjinha foi a vez de o italiano Jarno Trulli, da Toyota, se atrapalhar e acertar o carro do alemão Adrian Sutil, da Force India. Ao sair do carro, o italiano foi para cima de Sutil, lhe apontou o dedo e os dois se desentenderam.

Em sua penúltima corrida pela Ferrari, o finlandês Kimi Räikkonen iniciou a prova de forma agressiva e ganhou a posição de Adrian Sutil logo no "S" do Senna e tomou um toque quando tentava ultrapassar o australiano Mark Webber, da Red Bull, que avariou o bico de seu carro.

Quando parou nos boxes para consertar a peça, Räikkonen foi surpreendido por outro incidente. À sua frente, o carro do compatriota Heikko Kovalainen saiu dos boxes levando a mangueira de combustível, que espirrou a gasolina na frente do carro da Ferrari, que chegou a pegar fogo.

Kimi Räikkonen não teve problemas e voltou para a pista. O campeão da temporada 2007 terminou o GP do Brasil na sexta colocação, logo atrás de Jenson Button. Além de Mark Webber, o pódio teve na segunda colocação o polonês Robert Kubica, que fez sua penúltima corrida pela equipe BMW. O vencedor do campeonato do ano passado, o inglês Lewis Hamilton, ficou em terceiro lugar, a sua melhor posição em Interlagos.



Resultado final:

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 71 voltas em 1h32min23s081
2º. Robert Kubica (POL/BMW), a 7s626
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s994
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 19s652
5º. Jenson Button (ING/Brawn), a 29s005
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s340
7º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 35s991
8º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 45s454
9º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 48s499
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
11º. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min10s665
12º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min11s388
13º. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta

Abandonaram:

Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 30 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Williams), 27 voltas/abandono
Nick Heidfeld (ALE/BMW), 21 voltas/abandono
Adrian Sutil (ALE/Force India), 1 volta/acidente
Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1 volta/acidente
Fernando Alonso (ESP/Renault), 1 volta/acidente


Fonte: Esporte UOL

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Missão LCROSS - Em busca de água na Lua!

Nesta  manhã o segundo estágio do foguete Atlas-5 colidirá contra o polo sul da Lua. Uma coluna gigantesca formada por detritos se erguerá mais de 6 mil metros de altitude com a força do impacto.




LCROSS significa Lunar Crater Observation and Sensing Satellite ou Satélite de Sensoriamento e Observação de Crateras Lunares. A missão é composta de dois módulos que serão separados algumas horas antes do impacto. Um deles é o Centauro, o segundo estágio do foguete Atlas-5 que levou a missão ao espaço e o outro é a sonda de sensoriamento Lcross, responsável pela análise dos dados. O primeiro a se chocar contra a Lua será o Centauro e quatro minutos depois é a vez da sonda se espatifar contra a superfície, após penetrar na nuvem de fragmentos e estudá-la.
Após o primeiro choque contra o fundo da cratera, uma gigantesca coluna de material congelado será erguida entre 6 mil e 10 mil metros de altitude e receberá a luz solar pela primeira vez em milhões de anos. Essa material será penetrado pela sonda LCROSS que virá logo atrás e estudará rapidamente sua composição química. Caso o material ejetado contenha água congelada, suas moléculas serão quebradas pela radiação ultravioleta do Sol, separando o hidrogênio (H) e hidróxido (OH) que serão detectados pelos espectrômetros a bordo da LCROSS.
O objetivo do experimento é detectar a presença de água no fundo de uma das crateras polares da Lua, que devido à posição selenográfica nunca recebeu a luz do Sol em milhões de anos, por isso permanece escura e congelada. Sondagens anteriores feitas por radar e outras sondas lunares levantaram a possibilidade da existência de água congelada no fundo de algumas crateras, daí a necessidade de estudar o material que existe alojado em seu interior.




O Centauro atingirá a cratera lunar a 9 mil km/h, produzindo energia cinética equivalente a 1 tonelada de TNT. Isso criará uma nova cratera de 3 metros de profundidade por 30 metros de comprimento. A quantidade de material ejetado dará para encher dez ônibus escolares. A temperatura do ponto de impacto subirá de 90 graus negativos para 200 graus Celsius.
Para ver o impacto e a pluma ejetada é necessário um telescópio de médio porte, maior que 250 milímetros de diâmetro. Telescópios menores estarão no limite do modelo calculado para o brilho da pluma de poeira, que poderá apresentar grande variação entre os dados calculados e o realmente ocorrido.
O melhor local para ver o impacto é no meio do oceano Pacífico. Ali, dois dos maiores telescópios do mundo - Keck e UH-88, em Mauna Kea, estarão observando o evento. O impacto também poderá ser visto de quase todos os EUA, mas o oeste e meio-oeste americanos serão os mais favorecidos, além da costa oeste do México, Canadá e Alasca. Observadores na Nova Zelândia e Polinésia também serão bastante privilegiados.
Infelizmente, o impacto não será visível do Brasil. O choque acontecerá às 08:31:30 pelo Horário de Brasília e neste horário a Lua já estará bem próxima ao horizonte oeste, com o céu bastante claro, impossibilitando a visão da explosão e da coluna de poeira lunar.


A separação dos dois módulos está prevista para as 23 horas de quinta-feira. Neste momento os controladores da missão corrigirão a posição e trajetória das naves, dirigindo-as diretamente para a cratera alvo.


O impacto do Centauro ocorrerá às 08:31:30 enquanto a sonda LCROSS se chocará 4 minutos e 15 segundos depois, às 08:35:45. O local escolhido é a cratera Cabeus, localizada no pólo sul da Lua. Vista da Terra a cratera se encontra próxima ao limbo lunar. Cabeus tem 100 km de diâmetro, mas o alvo da sonda é um pequeno vale em seu interior. As coordenadas selenográficas do impacto são 84.4 S e 45.0 W e todos os horários são de Brasília.
Existem dezenas de campanhas de observação, principalmente nos EUA, onde até mesmo as crianças estarão participando. Astrônomos profissionais e amadores estarão coletando dados e imagens que serão posteriormente enviadas aos pesquisadores da Nasa junto ao Centro Espacial Goddard, que está coordenando a missão. Todos os telescópios espaciais, incluindo Hubble, Spitzer, Herschel e Chandra já foram reorientados e já estão coletando dados da região da cratera Cabeus.




 O ApoloChannel retransmitirá o evento a partir das 07h30 da manhã desta sexta-feira, dia 9. Um chat estará disponível para os usuários tirarem dúvidas do evento, que contará com a participação do diretor do Apolo11, Rogério Leite. ApoloChannel.
O Apolo11 publicou diversos artigos sobre o evento e acompanhou a missão desde que foi concebida. Clique aqui para ler os artigos.


Fonte: Apolo11.com
Imagens: No topo, concepção artística mostra a sonda Lcross seguindo em direção à pluma de material levantado pelo impacto do Centauro. Na sequência, a localização da cratera Cabeus no polo Sul da Lua, em imagens captadas pelo Observatório de Tortugas, nos EUA. Em seguida, diagrama mostra a sequência de eventos após o impacto da sonda, que erguerá uma pluma de detritos entre 6 mil e 10 mil metros de altitude. Acima, vídeo mostra como será o impacto das duas naves. Créditos: Nasa/Goddard Space Flight Center/Youtube.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Google se prepara para invadir até o seu celular

Chegam ao Brasil aparelhos com o sistema operacional Android, que pode mudar a forma como usamos a web móvel


Já vá se acostumando com essa carinha verde robótica e conceitual aí ao lado. Logo ela pode estar no seu celular. É o símbolo do Android, um sistema criado pelo Google que transformou completamente a maneira de pensar um telefone celular.

Os primeiros modelos já começam a chegar aqui no Brasil. E, ao que tudo indica, no resto do mundo o número de celulares que irão carregar o sistema do Google será ainda maior. São esperados pelo menos 18 aparelhos ainda neste ano.

Os telefones que chegam agora ao Brasil já são conhecidos nos EUA e na Europa: o Samsung Galaxy e o HTC Magic (veja teste na pág. L5). O Brasil ainda terá, até o fim do ano, mais um modelo, da Motorola, chamado MotoDext, que o Link também já experimentou. Ele promete ainda mais do que os outros, já que também será compatível com o Orkut.

Imagine, por exemplo, ter no seu telefone todos os contatos gravados no seu e-mail, no MSN, no Twitter, no Facebook e no Orkut.

É assim que funciona o Android. Você escolhe o nome da pessoa com quem quer falar e decide como prefere se comunicar com ela, seja por telefone, e-mail, mensagem instantânea ou recados em redes sociais. Telefones com Android trazem uma integração com serviços da internet de uma forma prática e fácil nunca antes vista em nenhum telefone celular.

Quem usa contas de e-mail do Google também pode sincronizar o calendário online com a agenda de compromissos do celular. Sem falar nos e-mails e recados de redes sociais que são atualizados instantamente.

Outra vantagem é a facilidade com que empresas e desenvolvedores independentes podem criar aplicativos. No Brasil já existem pessoas criando programas bastante criativos para o Android.

Google entrou com tudo na briga com empresas como Microsoft, Apple, Nokia e Palm para ver qual será o sistema operacional do seu próximo celular. E na hora de escolher sua arma, optou pela facilidade de usar a web no telefone.

Fonte: Estadao.com.br / Filipe Serrano

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial - Otimismo do varejo para o Dia das Crianças prenuncia Natal ainda melhor.



A parcela de varejistas que esperam aumento do faturamento no Dia das Crianças 2009, em relação a mesma data de 2008, é de 49%, o maior patamar nessa expectativa entre as datas comemorativas deste ano. De qualquer forma, essa referência perde para a de 2008, quando 52% dos entrevistados aguardavam elevação do faturamento e repete a de 2007.
Na expectativa de faturamento deste Dia das Crianças, 37% apostam em manutenção e 14% em queda. Os que trabalham com aumento aguardam crescimento médio de 15,4%. Opostamente, os que prevêem queda tem a média de 18,7%.
Por porte, a grande empresa é a mais otimista, com 68% dos entrevistados contando com elevação do faturamento, 24% igual e apenas 8% na  queda. A seguir, as médias empresas também tem maioria aguardando evolução do faturamento, são 57%. Nas demais composições, 31% aguardam estabilidade e 12% recuo. Na pequena empresa, 46% acreditam em aumento das vendas e 39% em repetição do resultado do Dia das Crianças 2008. No decréscimo, 15% devem observar um desempenho menor entre os períodos analisados.
Por região, o Norte (57%), Nordeste (52%) e Centro-Oeste (55%) são as mais otimistas quanto a aumentar o faturamento neste Dia das Crianças, na comparação com a mesma data do ano anterior. Na sequência estão o Sudeste (49%) e o Sul (44%).
Presentes
Os empresários do varejo apontam que os presentes mais demandados neste Dias das Crianças são: Brinquedos (68%); Jogos eletrônicos (11%); Celular (9%); Roupas, sapatos e tênis (6%); Eletrônicos (3%); Chocolates e doces (1%); DVD/CD e livros (1%); Computador e equipamentos (1%) e outros (1%).
Na mesma data de 2008, os presentes destacados pelos varejistas foram: Brinquedos (61%); Jogos eletrônicos (18%); Celular (10%); Roupas, sapatos e tênis (4%); Computador e equipamentos (2%); Eletrônicos (2%); Chocolates e doces (1%); DVD/ CD e livros (1%) e outros (1%).
Vendas à vista x a prazo 
A forma de pagamento dos presentes no Dia das Crianças 2009 será 52% das vendas à vista e 48% a prazo. Na mesma data de 2008, a relação era inversa, 48% à vista e 52% a prazo.
Formas de pagamento
As expectativas sobre vendas à vista no Dia das Crianças 2009 estão distribuídas nas seguintes formas de pagamento, em relação ao faturamento: Dinheiro 42%; Cartão de crédito 21%; Cheque 18%; Cartão de débito 18% e cartão da própria loja (private label) 1%. Nesta data do ano passado eram: Dinheiro 38%; Cartão de crédito 21%; Cheque 20%; Cartão de débito 16%; Cartão de loja 2% e outros (3%).
Nas vendas a prazo, o cartão de crédito parcelado deve ficar com 41% do faturamento, o cheque pré-datado 33%, o financiamentos ou crediário 18%, cartão de débito parcelado 3%, cartão de loja parcelado (private label) 2% e outros 3%. Nesta data de 2008, as vendas a prazo foram 34% em cheque pré-datado, cartão de crédito parcelado 34%, financiamento ou crediário 25%, cartão de débito parcelado 4% e cartão da própria loja parcelado 3%.
Análise
Há convergência em todos os portes de empresas sobre a expectativa de recuperação no faturamento neste Dia das Crianças. As grandes empresas, em especial, possuem um otimismo maior, por conta de terem melhores condições de empreender promoções e de financiar o consumidor. A pequena empresa segue esta tendência, porém com expectativas menores.
O Norte e Nordeste são as regiões mais otimistas. Isto se deve à recuperação das indústrias locais e a volta gradual do crédito, com impactos na renda e daí para o comércio.
Na preferência por presentes, os brinquedos lideram a lista e aumentam a representatividade na comparação com o Dia das Crianças 2008. Crescem também a demanda por roupas, sapatos e tênis e eletrônicos, que possuem uma grande variedade de produtos e preços, coerentes com a preferência de pagamentos à vista. Caem os jogos eletrônicos, o celular e computador e impressora, que são mais intensivos de utilização de crédito e possuem preços unitários mais elevados.
Nos instrumentos de pagamento, verifica-se que à vista a participação da modalidade dinheiro cresceu e diminuiu a do cheque, registrou-se também que aumentou a do cartão de débito. A do cartão de crédito manteve-se inalterada. Nas vendas a prazo, cresce o cartão de credito parcelado e cai o do financiamento ou crediário. O cheque pré-datado manteve-se nos mesmos níveis do ano anterior.
Concluindo, o Dia das Crianças 2009 apresenta a melhor expectativa de elevação do faturamento entre as datas comemorativas do varejo deste ano. Como termômetro de vendas para o Natal, a data abre possibilidade de faturamento superior nas festas de final 2009, dado que no ano passado foi fraco, por conta dos efeitos da crise global no país.
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Crianças 2009 foi a campo entre os dias 4 e 14 de setembro de 2009, com 1.011 executivos do setor do comércio de todo o país.
A pesquisa para o Dia das Crianças realizada pela Serasa Experian começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Fonte: Serasa


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